19 maio, 2011

A força de vontade no início da dieta


Com o tempo, os resultados vão surgindo e o estímulo vai crescendo. No entanto, cada fase da reeducação alimentar apresenta algumas características.

Já deve ter notado que se irrita mais facilmente ou é frequentemente dominado pelo mau-humor quando está a fazer algum tipo de dieta. Isso realmente acontece e o fato tem explicação médica.

Estudos sugerem que a serotonina (um neurotransmissor do sistema nervoso central) contribui para a sensação de saciedade, após a refeição. Um plano alimentar contendo 1.000 calorias diárias, por exemplo, e baixo teor de carboidratos (pão, bolachas, aveia, barra de cereal, macarrão, arroz, batata e tudo que contenha farinha de trigo), mostrou alterações nas funções da serotonina cerebral em mulheres saudáveis. Isso explicaria a modificação de humor.

As alterações de humor surgem quando o plano alimentar é muito restritivo. Nestes casos, não só o humor é modificado. Pode haver retenção de líquidos, constipação intestinal (prisão de ventre) e falta de nutrientes importantes como cálcio, ferro, magnésio e fósforo. Com isso, há uma certa depressão (principalmente se não vê os resultados rapidamente) e ansiedade. Esse tipo de plano alimentar não é recomendável.

Para que não ocorram alterações de humor e outras modificações no organismo, o ideal é realizar um plano alimentar variado, em que a pessoa não sinta fome.

Além disso, fazer algum tipo de exercício físico também é importante. Isso porque, ao realizar alguma atividade física, o hormônio do bem estar (endorfina), é ativada proporcionando uma boa sensação.

Pareçe muito facil ao lermos isto, mas a verdade é que as vezes pareçe impossivel fazer dietas restritivas, ainda mais quando gostamos de comer muito, eu por exemplo, estou passando por um momento de muita ansiedade, dai haja barras de chocolates, beliscos pra cá e pra lá, ja estou na fase de sobrepeso, nunca cheguei a este ponto, mas tenho que tomar a decisão de não deixar isto acontecer comigo, quem vai sofrer graves consequencias será somente eu....por isso resolvi criar este blog, para que eu possa estar ajudando pessoas como eu, que pensa que comer alivia os problemas da vida.
Alivia sim, mas só no momento de mastigação, pois depois vem uma frustração terrivel e avassaladora.

beijinhos.

Um comentário:

Fiquei muito feliz por sua visita, da mais ânimo para continuar a jornada, volte sempre.